terça-feira, 26 de maio de 2009

Um tema de pesquisa para toda a vida


Na faculdade, lembro bem, houve uma professora que nos deu uma dica fantástica sobre pesquisa. Afirmava ela que deveríamos escolher um tema de pesquisa para nossa vida.
Depois de tantos anos, ainda penso muito nesse conselho. Se é que representou um conselho. Talvez ela quisesse ter dito, nas entrelinhas, que um tema era trabalho suficiente para um ser humano e que o aprofundamento somente dar-se-ia se enfrentássemos o desafio de elegê-lo de uma vez.

Atrelada a essa escolha do tema, logo me veio o dilema a respeito de que tema eu faria pesquisa na minha vida toda.

Geralmente levamos um certo tempo para ver com clareza aquilo que sempre empina nossa orelha. E realmente, meu tema sempre permeou minha vida e me instigou paralelamente na profissão. Não é a toa que as disciplinas que eu desenvolvi na minha vida no magistério estivessem tão imbricadas com uma temática recorrente. Essa temática se refere ao Gênero.
Estou retomando algumas idéias. A respeito disso pretendo postar aqui. Preparando... Dá uma satisfação!!!

Um comentário:

  1. você uma vez me disse isso também, e continua a me dizer vez em quando. e sabes o quanto sou grato a você por ter me encaminhado para o meu tema de pesquisa ad infinitum ^^

    ResponderExcluir