terça-feira, 28 de abril de 2009

A "solidão" da internet

Parece um paradoxo, mas conectar-se ao mundo pela internet pode ser um ato tremendamente solitário. Já pensei várias vezes nas condições em que o fazemos. Nosso interlocutor está ausente e longe, quase sempre. Essa realidade pode nos alienar, caso não nos motivemos a nos acostumar com esse estado de completa solidão.

É que a presença física deixou de ser uma exigência para estudar, conversar, aprender, fazer amizades, buscar informações, trocar interesses, etc.

Vamos seguir aderindo ao curso, caso aceitemos experimentar essa sensação de aprender mais por nossas tentativas e erros, do que pela reconfortante presença de nossas orientadoras, acudindo-nos ao menor chamado.

Um comentário:

  1. Eu denovo...

    Poxa Rosane, todos os professores da escola e de outras deveriam ler seus post. Trazes em cada contribuição uma mensagem que cabe a cada um rrefletir.

    A intenção desse curso é bem essa, há possibilidade, como bem sabes e conheces, do professor aprender fisicamente distante, porém, acessando o mesmo espaço e consequentemente as produções. Mas, para isto preciso deixar me levar e nem sempre conseguimos chegar a grande maioria. Mas, continuo acreditando no conta gotas...

    ResponderExcluir