segunda-feira, 27 de abril de 2009

Observando as crianças no ATE...

Hoje levei os estudantes do 5° ano (matutino e vespertino) ao Ambiente Tecnológico da Escola.
Nosso objetivo era visualizar as obras de literatura infantil publicadas por Eva Furnari, anotando dez títulos, à escolha das duplas. A segunda atividade que faríamos era escolher uma máscara africana das tantas que apresentar-se-iam quando digitassem no google esse título.

A possibilidade de aprofundar os conhecimentos das histórias de Eva Furnari, utilizando a internet, me mostrou que nessas horas as crianças seguem ao ATE com muita curiosidade. Acessar, praticamente, todas as obras, mesmo que em miniatura, fez com que percebessem a importância dessa autora para a infância e o quanto significativo tem sido para todos o trabalho com essa autora.

Estamos estudando sólidos geométricos: cilindro, cone, esfera, cubo, paralelepípedo, enfim... discutindo faces, vértices, arestas... quando surgiu a ideia de construirmos uma máscara em forma de cilindro baseada na arte africana.

Observando as crianças, percebo um desempenho bastante diferenciado com a máquina naqueles que utilizam a internet em casa. Tanto na hora de navegar, quanto na localização de saídas para novos endereços e explorações.

Um comentário:

  1. Oi Rosane, tenho acompanhado o seu trabalho e atividades com seus alunos.As suas colocações são pertinentes.Gosto de ler as suas contribuições.
    Abraços.

    ResponderExcluir