quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conteúdo programático e internet


Há alguns dias, precisamente em nosso primeiro fórum, acompanhei os registros de alguns colegas sobre a utilização da internet e o conflito em que se encontra o docente para seguir com os conteúdos de sua disciplina.


Refleti sobre minha própria condição e sobre como vejo esse suposto conflito.


Percebi que na condução de minhas aulas, a utilização do ATE, diga-se internet, está embasada no pressuposto de que ela é meio e não fim para alcançar um objetivo. Isto é, a necessidade e a oportunidade de oferecer aprofundamento e diversidade de acesso e de informações aos estudantes. Geralmente o uso do ATE apresenta-se como mais uma forma de aprendizagem. Não acredito que a internet venha descolada e impere por si, porque é moda ou porque alguém está exigindo seu uso de nós, docentes. O sentido deve ser construído, sim, assim como tudo na vida.

2 comentários:

  1. Concordo com você que a internet faz e fará parte do processo de aprendizagem e com toda a certeza nos docentes teremos que persegui-la para podermos acompanhar esses avanços,tanto no campo da internet, como das demais tecnologias.
    Mas voltando a prática, percebo que com alunos maiores 4º e 5ºano, o processo de aprendizagem flui melhor, quanto as propostas e os elos referentes aos conteúdos. Abraços Adriana

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  2. Olá colega,

    Gostei muito da sua reflexão neste post. A função do uso da internet em nenhum momento é fim e sim como mais um recurso disponível na escola para o professor utilizar em diferentes momentos com seus alunos.

    Claro que para integrá-la em sua prática, o profissional precisa primeiro conhecer seus recursos, para posteriormente a utilizar.

    Até breve...

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